Armazém Cultural das Artes | Diário do Porto

Armazém Cultural das Artes

Em um antigo armazém da Região Portuária, o espaço, com 5 mil metros quadrados, possibilita a criação e produção de grandes cenários e objetos cenográficos para teatro, cinema e televisão, em diversas oficinas de cenotécnica. Com metodologia teórica e principalmente prática, são ensinadas novas tecnologias e resgatadas as tradicionais técnicas artesanais, quase em extinção, como as complicadas engenhocas cênicas, efeitos teatrais, pintura cenográfica e grandes telões em diversas texturas.


Compartilhe essa notícia:


Arte em construção. Foto: Facebook Armazém Cultural

Em um antigo armazém da Região Portuária, o espaço, com 5 mil  metros quadrados, possibilita a criação e produção de grandes cenários e objetos cenográficos para teatro, cinema e televisão, em diversas oficinas de cenotécnica. Com metodologia teórica e principalmente prática, são ensinadas novas tecnologias e resgatadas as tradicionais técnicas artesanais, quase em extinção, como as complicadas engenhocas cênicas, efeitos teatrais, pintura cenográfica e grandes telões em diversas texturas.

Por volta da década de 1980, quando vários teatros da cidade passaram a ser reformados e os profissionais de cenografia e cenotécnica começaram a perder seus espaços de trabalho, um acordo entre a Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) e a Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (FUNARJ) possibilitou a ocupação do antigo armazém, que estava desocupado, para que eles tivessem um local onde exercer seus ofícios. A partir de então, vários outros profissionais da área ali se instalaram e vêm ensinando a novas gerações, com o objetivo de formar mão de obra especializada.

O espaço virou ponto de encontro da classe artística, promovendo a troca de saberes, acolhendo e viabilizando projetos para a indústria criativa do Rio de Janeiro e para o exterior. Em 35 anos, foram produzidos mais de 3.500 cenários, uma reconhecida referência ao fazer teatral carioca.