Um dia após a prisão de três “influencers” flagrados praticando caça ilegal de caranguejos no manguezal do Parque Estadual da Serra da Tiririca, em Niterói, uma nova operação ambiental resultou na libertação de 66 animais capturados irregularmente no mesmo local. A ação foi realizada, nesta quarta-feira (7), pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em parceria com o Comando de Polícia Ambiental (CPAM).
Ao todo, foram resgatados 55 caranguejos da espécie guaiamum e 11 da espécie uçá, que estavam presos em armadilhas improvisadas instaladas dentro de área de preservação ambiental. Após o resgate, os animais foram soltos em segurança no manguezal do parque estadual. A lei proíbe a caça de caranguejos em áreas de proteção integral ao meio ambiente.
No dia anterior, houve a prisão no local de três jovens, que se gabavam de diversos crimes ambientais nas redes, entre eles a captura ilegal de caranguejos, produzindo vídeos em busca de visualizações e seguidores. Policiais e servidores do Inea encaminharam os “influencers” para a 81ª Delegacia de Polícia, onde foram detidos para prestar esclarecimentos.
Os três, que não tiveram os nomes divulgados, responderão pelos crimes ambientais cometidos com base no Art. 29 da Lei 9605/98 que proíbe “Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida em unidade de conservação”.
Espécie-chave para os manguezais, o caranguejo tem papel fundamental no equilíbrio ambiental desses ecossistemas. Ao se alimentar de folhas, o crustáceo contribui para a reciclagem de nutrientes e para a manutenção da cadeia alimentar, ajudando a preservar os ambientes onde vive.
Denúncias de crimes ambientais em todo o estado do Rio de Janeiro podem ser feitas ao Linha Verde, pelos telefones 0300 253 1177 (interior) e 2253-1177 (capital), ou pelo aplicativo Disque Denúncia Rio, que permite o envio de fotos e vídeos com garantia de anonimato.
LEIA TAMBÉM:
Itamaraty lança cocurso Gilberto Chateaubriand para jovens artistas
Anvisa autoriza testes com a polilaminina contra lesões na medula
Campanha pede o fim da pesca de cerco no Estado do Rio
