Mais de 300 mil cruzeiristas passaram pelo Porto neste temporada | Diário do Porto


Geral

Mais de 300 mil cruzeiristas passaram pelo Porto neste temporada

Com a partida do Seven Sea Navigator, se encerrou a temporada 2017/2018. De outubro ao final de abril, mais de 325 mil pessoas transitaram pelo Terminal Marítimo do Rio. O Pier Mauá recebeu um total de 93 atracações. 

3 de maio de 2018



Compartilhe essa notícia:


O Seven Sea Navigator, último navio da temporada, partiu do Pier Mauá com destino a Los Angeles, nos EUA. Foto: Divulgação

A temporada de cruzeiros 2017/2018 se encerrou com a circulação de mais de 325 mil turistas pelo Terminal Marítimo do Rio de Janeiro, do início de outubro ao final de abril. O número se manteve estável em relação a temporadas anteriores. O Pier Mauá recebeu 17 navios estrangeiros e sete brasileiros, além de 71 escalas de embarcações nacionais e 22 de internacionais, sendo um total de 93 atracações.

 Passaram pelo Pier Mauá navios como MSC Precioza, MSC Musica, Costa Fascinosa, Costa Favolosa, Sovereign, entre outros. Tiveram sua primeira estadia na cidade os navios Sirena, Silver Muse e Island Princess. O último a partir, o Seven Sea Navigator, é de 1999, tem 172 metros de comprimento e capacidade para 490 turistas. Após sair do Rio, seguiu para Recife (PE), iniciando uma jornada até Los Angeles (EUA). No roteiro, há escalas em dez portos: Ilha do Diabo (Guiana Francesa), Scarborough (Trinidad e Tobago), Willemstad (Antilhas Holandesas), Oranjestad (Aruba), Puntarenas (Costa Rica), Corinto (Nicarágua), Puerto Quetzal (Guatemala), Acapulco e Cabo San Lucas (México) e San Diego (EUA).

Aquecimento econômico do Porto Maravilha

Um dos principais aspectos positivos da temporada de cruzeiros é a movimentação da economia local com a chegada dos turistas, que consomem tanto do comércio como das associações gastronômicas e de artesanato organizadas por moradores. As feiras Sabores do Porto, A Arte Salva Vidas, Feira do Amanhã, Feira do Cais, Feira Gastronômica e eventos multiculturais na Orla Conde, Largo de São Francisco da Prainha e arredores receberam os benefícios do fluxo de público que sai dos navios.

Por mais de seis anos consecutivos, o Porto do Rio de Janeiro, cuja operação é administrada pelo Pier Mauá, recebeu o título de “Melhor Porto de Cruzeiros da América do Sul”. Em breve teremos mais novidades a explorar por ali. Segundo o presidente do Pier Mauá, Luis Cerqueira, “a equipe está trabalhando fortemente para garantir o sonho do projeto Porto Cidade, que tem como objetivo trazer cariocas e turistas para desfrutarem de áreas mais próximas ao mar. Logo este sonho se tornará realidade e irá ajudar a mantermos viva a importância histórica da região portuária”.


/