Três passeios para praticar o turismo de vizinhança, no Rio | Diário do Porto


Turismo

Três passeios para praticar o turismo de vizinhança, no Rio

Passeios são ótima opção para explorar destinos nas proximidades; entre eles, Búzios, Petrópolis e Ilha de Paquetá

14 de fevereiro de 2023

Praia da Ferradurinha, em Búzios (Foto: Divulgação/Prefeitura de Búzios)

Compartilhe essa notícia:


O Estado e a própria cidade do Rio têm recantos que convidam os cariocas e fluminenses a passeios em viagens curtas, em sintonia com a tendência mundial de valorização do chamado turismo de vizinhança. Foi com esse espírito que o DIÁRIO DO PORTO desenvolveu nos últimos dois anos o projeto SESC RJ Na Estrada, composto por uma série de miniprogramas veiculados na Band TV, nos quais foram mostrados destinos turísticos dentro do Estado.

Com essa mesma pegada de valorização das viagens turísticas pelas proximidades, o DIÁRIO DO PORTO traz agora três sugestões para quem está procurando passeios no próprio Estado do Rio, lugares com muita beleza e ótimas opções de lazer.

Búzios

passeio búzios
Praia da Ferradurinha, em Búzios (Foto: Divulgação/Prefeitura de Búzios)

Búzios é uma mistura de praias paradisíacas e vida noturna agitada. Esta pequena cidade fica a cerca de 170 km do Rio de Janeiro e tem mais de 20 praias que atraem brasileiros e turistas dos mais diversos tipos.

Uma delas é a Praia de Geribá, queridinha entre os praticantes de esportes como surfe, windsurf e Stand Up Paddle, o SUP. Com movimento o ano todo, a Praia João Fernandes é uma das paradas mais populares em Búzios. Por lá, a água é calma e cristalina, acompanhada de areia clara e fina. A Praia da Ferradura também não fica para trás, que tem este nome por causa do formato da baía em que está localizado. O local é muito procurado por famílias com crianças, que encontram diversas atividades, como pedalinho, banana boat e esqui aquático.

À noite, não pode faltar o passeio pela Rua das Pedras, repleta de bares, restaurantes e comércio. O burburinho se estende até a madrugada, com pubs e baladas famosas pela intensa vida noturna.

Além disso, os passeios de barco e escuna permitem conhecer mais praias e paisagens menos exploradas. Outra opção para uma vista privilegiada dos melhores mirantes da península são os tours de buggy, que podem ser guiados ou não.


LEIA TAMBÉM:

Camarote Favela recebe presidente Lula, no Sambódromo

Rio divulga influencers parceiros no incentivo ao turismo na cidade

Saquarema recebe o projeto “Verão #tônoRio”


Petrópolis

passeio Palácio Imperial Petrópolis
Palácio Imperial foi construído para ser a residência de verão de Dom Pedro 2º (foto: Museu Imperial / Divulgação)

Petrópolis é uma cidade serrana carregada de história e romance que serviu como refúgio de D. Pedro II e da Família Imperial. A paisagem montanhosa e os palácios autênticos compõem uma atmosfera charmosa perfeita para as épocas mais frias do ano. Do Rio de Janeiro, a viagem pela BR-040 demora cerca de 1 hora e 20 minutos.

No Centro, a parte histórica pode ser conhecida a pé. O Museu Imperial é uma construção tombada que serviu como Palácio de Verão do imperador. Além da arquitetura impressionante, o acervo conta com mais de 300 mil itens do império brasileiro, como o trono imperial e a coroa. Para os pequenos, o passeio ao Museu de Cera chama a atenção com personalidades brasileiras e internacionais, salas temáticas e figuras inusitadas.

O polo gastronômico é outro atrativo da cidade, que abriga a cervejaria mais antiga do país. O Tour Cervejeiro da Bohemia apresenta a história da bebida, o processo de produção e termina com uma degustação, um restaurante no rooftop e um barzinho.

Ilha de Paquetá

Passeios ilha de paquetá
A Ilha de Paquetá é um destino tranquilo e diferenciado

Ilha dos Amores, Pérola da Guanabara e Jardim dos Namorados. Esses são alguns apelidos da Ilha de Paquetá, um bairro cinematográfico da cidade do Rio de Janeiro.

O cenário diferenciado inclui ruas de saibro, bicicletas e carrinhos elétricos que não poluem e não fazem barulho. A viagem a Paquetá é feita por barcas que saem diretamente da Praça XV. Para chegar até a praça, é possível ir de carro ou pegar o metrô até a estação Carioca e depois caminhar cerca de 10 minutos até o porto. A passagem custa R$ 7,70, e a duração do percurso é de aproximadamente 1 hora.

Um dos principais pontos turísticos da Ilha de Paquetá é a Praia de José Bonifácio, também chamada de Praia da Guarda. Tem esse nome porque é nela que se encontra a antiga casa de José Bonifácio, local que serviu como prisão domiciliar do estadista.

Outro destaque é a Casa de Artes Paquetá, o mais importante centro cultural da região, onde regularmente acontecem recitais e saraus. Seu acervo fixo conta com biblioteca e obras de arte que compõem o Centro de Memória da Ilha, disponíveis para consultas e pesquisas.