Empresa PortosRio tem novo presidente | Diário do Porto


Portos

Empresa PortosRio tem novo presidente

PortosRio será administrada pelo engenheiro pernambucano Francisco Martins, que integrou o governo de transição do presidente Lula

16 de outubro de 2023

PortosRio terá novos investimentos, prometeu o novo presidente Francisco Martins (foto: PortosRio / Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


A PortosRio, empresa estatal que administra os portos do Rio de Janeiro, Niterói, Itaguaí e Angra dos Reis, tem um novo presidente. Desde a semana passada, o cargo foi assumido pelo engenheiro pernambucano Francisco Martins.  

O engenheiro participou ativamente do grupo de transição no setor da infraestrutura do Governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, coordenado pela ex-ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão de Dilma Rousseff, Miriam Belchior.

Ao assumir a presidência da PortosRio, Martins afirmou que está determinado em promover o crescimento e a competitividade dos portos públicos do Estado do Rio. Ele prometeu trabalhar pela modernização da infraestrutura e da administração portuária, e na atração de novos negócios. Também disse que haverá o aumento da eficiência dos terminais, em alinhamento com as diretrizes do Ministério dos Portos e Aeroportos.

Nos últimos quatro anos – entre janeiro de 2019 e janeiro deste ano-, o engenheiro desempenhou funções importantes no Complexo Industrial e Portuário de Suape, tendo ocupado os cargos de diretor de Planejamento, diretor de Operações Portuárias e diretor-presidente.

Com uma carreira de mais de 30 anos no Brasil e em outros países da América Latina, Martins possui pós-graduações em Gestão Ambiental, Responsabilidade Social Corporativa e Gestão de Projetos. Tem experiência em gestão de projetos industriais e portuários, liderança de equipes, planejamento estratégico e políticas de sustentabilidade.

Depois de assumir a direção da PortosRio, disse que o sucesso de sua gestão depende do envolvimento dos funcionários da empresa. Também afirmou que será muito importante haver sinergia com todos os operadores portuários e demais envolvidos na operação do complexo de portos.


LEIA TAMBÉM:

Maricá alfabetiza 1.067 pessoas com método cubano

O Rio e o Brasil precisam do Museu da Escravidão

Porto do Rio começa temporada de cruzeiros no dia 27