Búzios quer ser a primeira cidade do RJ com 3 praias Bandeira Azul | Diário do Porto


Turismo

Búzios quer ser a primeira cidade do RJ com 3 praias Bandeira Azul

Bandeira Azul em Búzios já foi dada para as praias do Forno e Azeda/Azedinha. Agora, é Tucuns que busca a certificação de qualidade

20 de novembro de 2023

Búzios conseguiu a primeira Bandeira Azul, em dezembro de 22, na praia do Forno (foto: Prefeitura de Búzios / Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


Búzios está fazendo o processo para obter o selo Bandeira Azul também para a praia de Tucuns. Se isso ocorrer, será a terceira praia da cidade a ter essa certificação de qualidade ambiental, juntando-se às praias do Forno e Azeda/Azedinha, um fato inédito no Estado do Rio.

A Bandeira Azul, que Búzios já ostenta e quer ampliar, é um reconhecimento internacional concedido a praias e marinas que atendem aos mais rigorosos padrões de qualidade ambiental, segurança, educação e gestão. A certificação contribui para a preservação ambiental, e só pode ser obtida se o município estiver comprometido com práticas do turismo sustentável, como saneamento, conservação da natureza, regulação do comércio e iniciativas de acessibilidade para todas as pessoas.

O Júri Internacional do Programa Bandeira Azul conta com a participação de organizações internacionais renomadas, como a FEE (Foundation for Environmental Education); IUCN (International Union for Conservation of Nature); e UNESCO (Organização das Nações Unidas para Ciência, Educação e Cultura).

Para obter a certificação para a praia de Tucuns, a Prefeitura de Búzios iniciou a coleta da água do mar para análises laboratoriais, o que deve se estender inclusive em toda a alta temporada, quando as praias da cidade ficam cheias de turistas.

Búzios fará 160 coletas de água em Tucuns

A praia do Forno recebeu a Bandeira Azul em dezembro de 2022, enquanto a Azeda/Azedinha teve o selo em setembro passadoPara obter o reconhecimento já dado a duas praias, a Prefeitura de Búzios cumpriu todos os 34 critérios específicos exigidos pelo Programa Bandeira Azul, para a temporada 2023/2024. 

A certificação de Tucuns depende primeiramente de a Prefeitura de Búzios realizar, ao longo de alguns meses, 160 análises laboratoriais da água coletada em dois pontos da praia, que tem extensão de 2,7 km. Para cada coleta realizada é emitido um laudo, que é certificado por data e enviado para a equipe técnica do selo Bandeira Azul, com quatro parâmetros de classificação. 

A praia de Tucuns, em Búzios, é antecedida de uma restinga com vegetação fixadora das dunas, com águas limpas, claras e frias, que são diretamente influenciadas pelas correntes do Sul do país. Caso seja eleita, será a maior praia com o selo Bandeira Azul na cidade.


LEIA TAMBÉM:

Maricá celebra crescimento do Hospital Che Guevara

Museu do Amanhã é a foto do ano da Wikipédia

Santos Dumont limitado é motivo para comemorar e vigiar